quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Maria Teresa negocia Acessa SP para ONG Promoção Saúde Social

A vereadora e assistente social Maria Teresa Paolicchi (PSC) aproveitou a visita do secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, à inauguração do Poupatempo na segunda-feira, 11, para negociar a instalação de um posto do Acessa SP na ONG PSS (Promoção Saúde Social).
Maria Teresa levou o secretário e o deputado estadual Said Mourad (PSC) à ONG logo após a cerimônia de inauguração do Poupatempo e apresentou o espaço disponível para o funcionamento do posto.
Segundo ela, o Acessa SP vai contar com oito computadores, que ficarão à disposição da população acima de 16 anos. “Estamos viabilizando parcerias para que o posto possa ter condições de começar a operar ainda este mês”, afirmou a vereadora.
O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, instituído em 2000 para oferecer à população o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.
A ONG Promoção Saúde Social atua em Taubaté há cinco anos e atende à população de todas as faixas etárias, oferecendo serviços na área de saúde e meio ambiente, com projeto de reciclagem e oficinas de capacitação profissional.
Digão questiona política habitacional de Taubaté

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) enviou uma série de questionamentos à Prefeitura de Taubaté sobre o déficit de moradias existente no município. Ele constatou que cerca de 5 mil famílias aguardam a construção de casas populares, previstas no planejamento municipal, mas não executadas nos últimos três anos.
Digão apurou que, embora no Plano Plurianual 2006-2009 estivesse estipulada a construção de 810 unidades, foram entregues à população apenas 21 casas. No entanto, nas Leis Orçamentárias Anuais, de 2006 a 2009, os investimentos previstos para a construção de habitações são de R$ 10,5 milhões.
Ele lembrou que, em 2006, a Câmara de Vereadores aprovou a doação de área no bairro São Gonçalo para a execução de 1.100 unidades, não implantadas até o momento. Digão criticou também o andamento do programa Minha Casa, Minha Vida, fruto do convênio com a Caixa Econômica Federal, e questionou quando começarão as inscrições dos munícipes que ganham de 0 a 3 salários mínimos.
“Com a falta de política pública habitacional por parte do prefeito, situação esta mais que evidente no município, taubateanos se organizaram e invadiram três áreas em nossa cidade, de forma pacífica”, afirmou o vereador.
“Devido ao desinteresse de nosso prefeito de colocar em prática a legislação vigente, que autoriza a construção de habitações, certamente ocorrerão mais invasões”, alertou.
Luizinho da Farmácia solicita limpeza de praças

O vereador Luizinho da Farmácia (PR) solicitou à Prefeitura de Taubaté limpeza e poda de grama nas praças Padre João Leon Dehon, no bairro Jardim Califórnia, e Moisés Hely Chaves, bairro Independência
Ele alegou que a grama alta propicia o aparecimento de animais peçonhentos como aranhas e outros animais que poderiam picar crianças e idosos que frequentam o local.
Taubaté Rugby conquista primeiras colocações nos torneios da região

A Equipe Taubaté Rugby fez uma bela campanha em 2009, participando de um total de 21 jogos, sendo 17 de Rugby Olímpico. Entre amistosos, torneios oficiais e não oficiais, conquistou o 2º lugar no Torneio Atibaia Sevens (Rugby Olímpico), a Taça de Bronze no Torneio da FEA-USP (Rugby Olímpico), o 1 º lugar no II Torneio Quatro Cidades de Rugby Union (V) e uma vitória na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rugby Olímpico, disputada em São José dos Campos.
O Taubaté enfrentou equipes de cidades como Atibaia, Lorena, São José, Jacareí e equipes de outros estados, como Curitiba (PR), Varginha (MG), UFF (RJ), entre outras.
Segundo registros históricos, embora jogos semelhantes já fossem jogados desde a época medieval, foi apenas após 1823, na Inglaterra, que o Rugby atual nasceu, após uma jogada irregular durante uma partida de futebol.
As principais características do jogador dessa modalidade são coragem, inteligência, polivalência e principalmente aquele que aprendeu a transcender seu próprio gênio para desenvolver a tolerância e a coletividade.
No dia 29 de Janeiro, sábado, está prevista estreia do filme Invictus, data em que o presidente do Taubaté Rugby, Gerson de Freitas, espera reunir a comunidade do Rugby no Taubaté Shopping, "levem bolas, vistam suas camisas, porque queremos chegar mais cedo e divulgar o esporte", diz Freitas.
Entre os dias 02 e 05 de fevereiro, às 19h, o professor Douglas Barros ministrará aulas gratuitas, para jovens e adultos com idades a partir de 15 anos, no SESC Taubaté. Os interessados poderão adquirir informações sobre o Projeto Joga Rugby, pelos telefones (12) 3426-6855 (Taubaté Rugby) ou (12) 3634-4000 (SESC).
Peixoto destaca crescimento da estrutura do Carnaval de Taubaté

Para o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, o Carnaval 2010 na cidade confirmará o crescimento da estrutura do evento que, segundo ele, “passou de uma festa popular para uma competição organizada”. Neste ano, a abertura oficial do Carnaval acontece na noite do dia 13 de fevereiro (sábado), mas uma série de atividades pré-carnavalescas já está programada, como a Escolha da Corte de Momo, o Baile do Projeto Ametra Carnaval e o 4o Festival de Marchinhas de Quiririm.
A respeito das especulações sobre a realização do Carnaval de São Luiz do Paraitinga em Taubaté, Peixoto disse que a cidade “sente-se honrada”, mas esclareceu que “estamos e estaremos ajudando nossos irmãos de São Luíz de todas as maneiras possíveis, porém, entendemos que o sucesso desta brilhante festa está na raiz de sua gente, de sua alegria, de seu contexto que sempre inspirou os compositores luizenses”.
Ressaltando que Taubaté está com sua programação fechada “com a tradição e o profissionalismo que o Carnaval da cidade ganhou”, Peixoto disse acreditar que, brevemente, o carnaval luizense será reestruturado para ”trazer de volta toda a beleza de suas marchinhas tradicionais”.
O Carnaval de Taubaté será aberto oficialmente no sábado, 13 de fevereiro, às 20h30, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Roberto Peixoto à Corte de Momo. Na seqüência, às 21 horas, haverá o desfile do Projeto AMETRA Carnaval, com a participação da cantora Maria Alcina.
A partir das 23h20 as agremiações que disputam o grupo de acesso entram na Avenida da Alegria do Povo Taubateano na seguinte ordem: Acadêmicos do Bonfim, Unidos do Jaraflor, Acadêmicos da Santa Fé, Império e Boêmios do Morro e Baroneza.
Já no domingo, a primeira agremiação a entrar na passarela do samba, a partir das 21h, é o Vai-Quem-Quer, seguido de Acadêmicos do Chafariz, Boêmios da Estiva, Mocidade Alegre e, fechando a noite, Unidos do Parque Aeroporto.
Na segunda-feira, às 15h, acontece a apuração do Carnaval 2010, com a definição dos títulos de campeã dos grupos de acesso e especial e qual escola será rebaixada para o grupo de acesso. Ainda na segunda-feira, a partir das 21h desfilam os blocos carnavalescos de Taubaté, seguidos de outras atrações.
Na terça-feira, fechando os Festejos de Momo no município, acontece, a partir das 21h, a apresentação da AMETRA, que recebe o troféu de participação. Em seguida desfilam as campeãs dos grupos de acesso e especial.
Também de domingo a terça-feira, a Prefeitura de Taubaté realizará na Avenida da Alegria do Povo Taubateano as tradicionais matinês destinadas ao público infantil e seus familiares. As matinês foram implantadas no ano de 2005 por iniciativa do prefeito Peixoto, com ampla participação e aprovação da população taubateana.
O Carnaval de Taubaté contará ainda com o desfile do Bloco da AMI, no dia 12 de fevereiro (6a feira), às 20 horas. Já o distrito de Quiririm terá uma ampla programação entre os dias 13 e 16 de fevereiro, com matinês a partir das 15 horas e apresentação de bandas a partir das 20 horas, sempre na Praça de Eventos.
Prefeitura de Taubaté promove recuperação e manutenção de estradas rurais do município

Desde 28 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Taubaté vem realizando trabalhos de monitoramento, manutenção e recuperação de diversas estradas da área rural do município. Por orientação do prefeito Roberto Peixoto, a Defesa Civil de Taubaté tem coordenado as equipes da Prefeitura em mais de 20 frentes de trabalho, para garantir o acesso aos bairros rurais e a segurança da população local.
Segundo Peixoto, máquinas e funcionários da Prefeitura estão mobilizados, agilizando o andamento dos trabalhos.”Queremos garantir tranqüilidade para a população da área rural do nosso município nesta época de chuvas e, em função disso, estamos bastante atentos à situação dessas localidades”, frisou Peixoto.
Segundo os dados da Defesa Civil de Taubaté já foram realizados ou estão em andamento trabalhos nas estradas do Bruno, Berta Grande, Pedra Grande, Sobradinho, Sete Voltas, Pouso Frio/Freguesia, São José do Macuco, Morro Grande/Baracéia, Baracéia/Fazenda Santa Cruz de Jambeiro, Graminha, Laranjal/Bonfim, Mangalot, Goiabal/Morro do Quebra-Cangalha, dos Remédios, Rio das Antas, Tabuãozinho, Caieiras e Rio das Antas/Baracéia.
Também estão sendo feitas a recuperação das cabeceiras da ponte da Santa Luzia Rural, manutenção da ponte do Bonfim e reforma da passagem para animais da estrada do Laranjal.
Educação é destaque na avaliação de Pollyana sobre mandato em 2009

A vereadora Pollyana Gama (PPS) distribui um informativo com o balanço do primeiro ano de seu segundo mandato. Conhecida como “vereadora da educação”, Pollyana destacou como principais conquistas na área a implantação do diploma Educador Taubateano do Ano, o Projeto “Escola vai à Câmara”, a criação de mais de 1.000 cargos, as creches para os bairros Jaboticabeiras, Estoril e Chácaras Flórida e a construção das EMEFs dos bairros Santa Tereza e Marlene Miranda.
Para 2010, a discussão do Plano de Carreira do Magistério é uma das principais preocupações, assim como a ampliação e vagas em creches e o incentivo à agricultura familiar na merenda escolar.
A vereadora também tem propostas de levar informática para a comunidade, e criar o “Projeto Professor Visitador”. O desenvolvimento do Plano Municipal de Educação, a instituição do período integral para o ensino fundamental e a cobertura de quadras estão entre as metas. “Eu acredito que a educação transforma sonhos em realidade”, justificou.
Na área da saúde, a vereadora ressaltou a conquista de verba para o HU (Hospital Universitário), a abertura da comissão especial de inquérito para avaliar denúncias de irregularidades na compra de remédios e a atuação para viabilizar a realização de cirurgias bariátricas no HU, como forma de combate à obesidade. Por meio do programa Viva Leite, buscou recursos para combater a obesidade infantil.
A população rural foi homenageada por Pollyana, por meio da lei que instituiu a Semana do Tropeiro e estimulou a realização da Festa do Tropeiro. “O objetivo agora é criar o Circuito dos Tropeiros do Vale”, diz. No trabalho junto à população rural, a vereadora citou também a luta por melhorias realizada buscando as reivindicações da população.
No setor de serviços urbanos, o balanço de 2009 enumera as construções do muro de contenção do córrego do Judeu no conjunto Emecal, do muro de arrimo contra enchentes no Jardim do Sol, de rotatórias nos bairros Marlene Miranda, Estoril e Gurilândia.
Na lista de serviços para 2010 estão a instalação de mais dois pronto atendimentos 24h, a ampliação do Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) do bairro Chácaras Reunidas Brasil, a construção do centro comunitário da Cidade de Deus, implantação de câmeras de vigilância nas principais ruas, limpeza e coleta seletiva e a instalação de 10 academias ao ar livre.
Pollyana acredita que a definição de prioridades e um planejamento evitam problemas para a administração pública. “Vários de nossos problemas com meio ambiente, trânsito, saúde, segurança, poderiam ser minimizados com trabalhos preventivos e educacionais.”
Unitau estuda apoio para alunos de São Luiz a pedido de Henrique Nunes

A reitora da Unitau (Universidade de Taubaté), professora Maria Lucila Junqueira Barbosa, encaminhou resposta ao presidente da Câmara, Henrique Nunes (PV), sobre o pedido de bolsas de estudo para os universitários de São Luiz do Paraitinga.
“A administração superior desta universidade, sensibilizada com o cenário atual da cidade de São Luiz do Paraitinga, já está tomando as devidas providências no sentido de analisar a situação particular de cada aluno regularmente matriculado em 2010, viabilizando, assim, a solução mais adequada”, explicou.
Henrique Nunes espera que os alunos que sofreram prejuízos com a enchente sejam atendidos pelo programa de bolsas de estudo ou tenham um “tratamento diferenciado” quanto ao pagamento das mensalidades. “Espero que a análise da universidade seja sensível às necessidades desses alunos. Acredito que não seja um número tão grande de universitários que inviabilize a concessão de bolsas”, analisou o presidente.
O vereador encaminhou o pedido à Unitau na primeira semana de janeiro, quando começaram a ser contados os prejuízos causados pela enchente para a população de São Luiz do Paraitinga. O balanço mais recente, de acordo com análise do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) mostra que, dos 844 imóveis da cidade afetados pelas chuvas, 80 foram totalmente destruídos e 146 estão interditados. Na região central do entorno do coreto, mais afetada pelas águas, 28 casas foram danificadas.
Serviços oferecidos pelo Poupatempo em Taubaté

Secretaria de Gestão Pública
Acessa São Paulo: acesso gratuito à internet
e-poupatempo: serviços públicos disponíveis na internet

CDHU
(Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo)- Atendimento ao mutuário notificado extrajudicialmente
- Atualização de dados cadastrais
- Cessão da unidade habitacional
- Emissão de 2ª via de boleto de prestação
- Negociação de prestações em atraso
- Recebimento de denúncias de invasão de ocupação irregular de imóvel
- Autorização para reforma do imóvel
- Regularização de contratos
- Revisão de prestação
- Seguro habitacional
- Solicitação de boleto para pagamento e quitação de saldo devedor
- Termo de quitação de financiamento
- Transferência de titularidade por venda do imóvel
- Utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação ou quitação do saldo devedor
- Informações e orientações: desistência de imóvel, inscrições nos programas habitacionais, regras de uso e ocupação do imóvel, saldo devedor, situação cadastral dos inscritos.

Detran (Departamento Estadual de Trânsito)- Alteração de combustível- primeira fase
- Alteração de dados em Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Atualização de endereço no cadastro do veículo
- Comunicação de venda do veículo
- Emissão de outra via do original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
- Emissão de Certidão de Prontuário de CNH
- Emissão de extrato de cadastro do veículo
- Emissão de 2ª via da CNH
- Licenciamento anual de veículos
- Registro de veículo - primeira fase
- Renovação da CNH
- Serviços relacionados à multa de trânsito
- Substituição de Permissão para Dirigir pela CNH
- Transferência de veículo- primeira fase

DEIC (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) e DIVECAR (Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos e Cargas) -
Certidão de não-localização de veículo furtado ou roubado
Certidão negativa de furto ou roubo de veículo

Banco Nossa Caixa S/A-
Recebimento de taxas e tributos referentes aos serviços oferecidos no Poupatempo

Polícia Civil/I.I.R.G.D (Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt”-
Declaração de Extravio de Carteira de Identidade (Só pode ser solicitada por cidadãos que tenham sua carteira de identidade emitida no Estado. Se o cidadão tiver outros documentos extraviados ou sua carteira de identidade for de outro Estado, deve dirigir-se a uma delegacia de polícia e solicitar o boletim de ocorrência)
- Emissão de Atestado de Antecedentes Criminais
- Emissão de Carteira de Identidade

SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho)-
Cadastro no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Pedef)
- Cadastro de candidatos a emprego
- Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Informações e orientações: curso de formação profissional.

O Poupatempo fica na avenida dos Bandeirantes, 808, no Jardim Maria Augusta, dentro do hipermercado Shibata. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Vereadores destacam benefícios do Poupatempo para Taubaté

O presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes (PV), salientou os serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) entre os principais benefícios à população de Taubaté com a inauguração do Poupatempo, realizada segunda-feira, 11. “O Poupatempo faz um trabalho muito eficiente. Acredito que, com a grande frota de veículos de Taubaté, o serviço do Detran fique entre os mais utilizados.”
Para o vereador Alexandre Villela (PMDB), que também participou da cerimônia de abertura, o diferencial do posto é a capacidade de oferecer um grande número de serviços com agilidade. Ele destaca que o RG, por exemplo, fica pronto logo em seguida. “Devemos destacar também o grande volume de pessoas que serão beneficiadas por dia”, pontuou.
O vereador Chico Saad (PMDB) salientou, além da agilidade na emissão de documentos, a geração de empregos. “Os documentos pessoais são uma necessidade no dia a dia e poder tê-los em mãos com rapidez é muito importante. Os serviços são essenciais, mas eu destaco também os postos de trabalho gerados, foram cerca de 70 profissionais.”
O vereador Luizinho da Farmácia (PR) acompanhou a solenidade de inauguração do serviço que considera uma conquista da população. “O Poupatempo é uma reivindicação antiga e representa uma conquista do povo junto às lideranças políticas. Parabenizo o governo do Estado por trazer esse benefício à população.”
A vereadora Maria Teresa Paolicchi (PSC) foi conhecer as instalações após a cerimônia oficial de inauguração e ressaltou a agilidade da atuação dos profissionais. “Os funcionários do Poupatempo são bem preparados e prestam um serviço muito eficiente e, por isso, o posto vai facilitar a vida dos cidadãos.”
Após conferir a estrutura de serviços oferecidos no posto, a vereadora Pollyana Gama (PPS) lembrou a última vez que precisou dos serviços do Poupatempo. “Há seis meses precisei ir a São José dos Campos para utilizar o Poupatempo. Agora vai ficar mais prático para nós taubateanos. E vamos poder acolher os vizinhos, principalmente da região do Vale histórico”, acrescentou.
O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) percorreu as repartições distribuídas nos 1.034m², que vão atender cerca de três mil pessoas por dia e elogiou a estrutura preparada para atender a população. “Com uma estrutura bem montada e um trabalho eficiente, o Poupatempo é um grande benefício para o povo taubateano e a região”, afirmou.
O Poupatempo fica na avenida dos Bandeirantes, 808, no Jardim Maria Augusta, dentro do hipermercado Shibata. O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Vereadores e prefeito reavaliam orçamento de 2010

Em reunião com os vereadores na Câmara de Taubaté na terça-feira, 11, o prefeito Roberto Peixoto (PMDB) e o diretor de Finanças da Prefeitura, João Carlos Barbosa da Silveira, acordaram em discutir um novo orçamento para 2010.
O encontro foi definido como uma “reunião política e técnica” pelo presidente do Legislativo, vereador Henrique Nunes (PV), visto que os parlamentares reconheceram a inviabilidade do projeto aprovado pelo plenário em 18 de dezembro.
“O orçamento foi votado politicamente, foi um modo de engessá-lo. Houve um número de emendas maior do que o normal e um remanejamento menor do que o normal. Isso acabou engessando e impossibilitando tecnicamente a Prefeitura de trabalhar”, disse Henrique.
Segundo o vereador, a Câmara “agiu politicamente por conta da falta de diálogo político” entre os poderes, mas Roberto Peixoto sinalizou a abertura de acordos. “Espero que seja a primeira de muitas reuniões para contemplar o vereador. Com o compromisso do prefeito, o vereador pode atender a demanda que tem em seu bairro ou na sociedade, isso é importante, pois o vereador é a ressonância da cidade.”
Todos os parlamentares apresentaram emendas ao projeto orçamentário. O diretor de Finanças avaliou que existem “inconsistências” no modo como as emendas foram apresentadas, sem discutir o mérito delas. “O prefeito quis abrir um diálogo para demonstrar que precisamos trabalhar juntos para corrigir esses problemas e discutirmos pontualmente as emendas. São detalhes perfeitamente corrigíveis, mas procuramos abrir esse diálogo, que foi muito bom”, ressaltou João Carlos.
Para o prefeito, a preocupação é votar a nova peça orçamentária com brevidade. Por enquanto, a Prefeitura, a Câmara, a Unitau e suas fundações vão trabalhar com 1/12 do orçamento de 2009, como prevê o Decreto n° 12.086, publicado na terça-feira, 12.
“Deveremos ter outra reunião nesta semana (na quinta-feira, 13), mais técnica, na qual o Departamento de Finanças vai demonstrar aos vereadores como essas emendas poderiam ser apresentadas. Acredito que teremos que fazer um projeto novo, é a única forma que vejo de aprovar, mas tem que ser rápido, porque temos o carnaval, o torneio Renato Braga e outros projetos. Vamos resolver essa situação até o final de janeiro”, avaliou Roberto Peixoto.
Durante a reunião, o prefeito ouviu sugestões dos vereadores Alexandre Villela (PMDB), Luizinho da Farmácia (PR), Maria Teresa Paolicchi (PSC), Pollyana Gama (PPS), Orestes Vanone e Rodrigo Luis Silva “Digão”, do PSDB, além de assessores dos vereadores Jeferson Campos (PV), Maria das Graças Oliveira (PSB) e Mário Ortiz (DEM).
Metrópole abre temporada 2010 com “Cultura pela solidariedade”
Evento acontece de sexta a domingo e toda a renda será revertida para São Luiz do Paraitinga

Na próxima sexta-feira, 15 de janeiro, o Teatro Metrópole de Taubaté abre a temporada 2010 com o projeto “Cultura pela solidariedade”. O evento se estenderá até domingo, 17 de janeiro, com uma série de eventos, cuja bilheteria será revertida em prol do município de São Luis do Paraitinga. O Cultura pela Solidariedade é promovido pela Prefeitura de Taubaté, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (DMATUC).
Fazem parte da programação show do caipira Tonho Prado (dia 15, às 20 horas), a peça teatral “Deu a louca nas bruxas”, com a Cia. Luva de Pelica (dia 16, às 16 horas) e shows com as bandas Di Zaê!!, Os Ilhonas, Maroca, Copacabana Café e A Tropa (dia 17, a partir das 16 horas). O ingresso para cada dia do evento custa R$ 10,00.
O prefeito Roberto Peixoto ressaltou que esta é mais uma das ações feitas pela Prefeitura de Taubaté para colaborar com a reconstrução de São Luis do Paraitinga. “Nós já enviamos medicamentos, água e diversos produtos para São Luiz, além de mantermos um posto de arrecadação na quadra coberta do Jardim Maria Augusta”, completou Peixoto.
José Serra e Sidney Beraldo são recebidos por Peixoto como Hóspedes Oficiais de Taubaté


Através dos Decretos 12.084 e 12.085, de 08 de janeiro, o prefeito Roberto Peixoto declarou o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o Secretário de Gestão Pública do Estado, Sidney Beraldo, como Hóspedes Oficiais de Taubaté.
Os decretos foram entregues, pelo prefeito, ao governador e ao secretário, durante visita que realizaram em Taubaté no dia 11, segunda-feira, para inauguração da unidade do Poupa Tempo na cidade.
Durante a cerimônia de inauguração, Peixoto ressaltou a concretização de parcerias com o governo estadual como o Poupa tempo, a construção da FATEC (Faculdade de Tecnologia), do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a reforma do Centro de Triagem.
O governador José Serra e o secretário Sidney Beraldo, enfatizaram o grande apoio que o prefeito Roberto Peixoto vem dando a instalação de novos benefícios para a Taubaté.
Digão reivindica Pamo no Jardim América e atividades em escola do Bela Vista

O vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) indicou à Prefeitura de Taubaté que seja reinstalado o Pamo (Pronto Atendimento Médico-Odontológico), no Jardim América. Segundo ele, é uma solicitação dos moradores, visto que o bairro dispunha do serviço. Mas, segundo os munícipes, o mesmo teria sido demolido para a construção de uma avenida.
“O Jardim América é um bairro muito grande e tem necessidade de um Pamo, pois quando tinha o atendimento já era demorado, imagine agora que essas pessoas têm que se deslocarem para Pamos vizinhos”, concluiu.
Digão ainda pediu ao departamento competente que determine a continuação nas atividades da escola municipal Dom Pereira de Barros. De acordo com ele, o pedido surgiu a partir de boatos de que o Departamento de Educação encerraria as atividades da escola em 2009 e os alunos seriam transferidos para a nova escola inaugurada no Jardim Santa Tereza.
“Os pais e as crianças não querem que seja feita essa transferência, pois o trajeto seria longo e perigoso e colocaria em risco a qualidade do ensino, que, segundo os pais, é excelente.”
Peixoto e Federação Paulista confirmam rodada da Copa São Paulo nesta terça-feira, no Joaquinzão

O prefeito Roberto Peixoto e a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmam para esta terça-feira, dia 12, mais uma rodada válida pela 41ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a realização da partida entre Paulista, de Jundiaí, e Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, às 14 horas, no estádio Joaquim de Moraes Filho, o Joaquinzão.
Para o prefeito Roberto Peixoto, a presença da população taubateana nos jogos realizados na primeira fase foi um dos fatores determinantes para que novamente a cidade avançasse em mais uma etapa da competição. “Queremos estender nossos agradecimentos ao vice-presidente da Federação Paulista, Otávio Alves Correa Filho, que é o responsável pela sede em nosso município” afirmou Peixoto.
Na avaliação do prefeito, “Taubaté recebeu os principais veículos de mídia da região e do estado de São Paulo, graças à parceria entre a entidade esportiva e o poder público municipal”.
Serra e Peixoto inauguram Poupatempo de Taubaté

O prefeito Roberto Peixoto e o governador de São Paulo, José Serra, juntamente com o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inauguraram na tarde da última segunda-feira, 11 de janeiro, a unidade do Poupatempo de Taubaté. Durante a inauguração, Peixoto ressaltou o esforço conjunto desenvolvido nos últimos anos para concretizar a instalação do Poupatempo na cidade. “Esta é uma conquista de toda a população de Taubaté e região”, frisou o prefeito.
O prefeito ressaltou ainda outras parcerias com o governo estadual, como a construção da Fatec (Faculdade de Tecnologia), que se encontra em andamento. Peixoto lembrou que também foram feitas parcerias para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e para a reforma do Centro de Triagem, antiga cadeia pública de Taubaté. Na oportunidade, Peixoto entregou a Serra e Beraldo os decretos municipais considerando-os hóspedes oficiais do município.
Tanto Serra quanto Beraldo destacaram o apoio que vem sendo dado pelo prefeito Roberto Peixoto para a chegada de novos benefícios à cidade. Serra frisou também a consolidação do Poupatempo e o projeto de instalação do AME (que foi elaborado pela administração municipal).
O Poupatempo de Taubaté
A unidade do Poupatempo de Taubaté está localizada nas dependências do Supermercado Shibata – Avenida Bandeirantes, 808, próximo à Rodoviária Nova. Instalado numa área de mais de mil metros quadrados, o Poupatempo funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13 h.
Na unidade serão oferecidos cerca de 50 serviços públicos, como emissão de RG, Carteira de Trabalho, renovação de CNH, além de acesso gratuito à Internet. A previsão é que sejam realizados cerca de 2.700 atendimentos por dia, beneficiando uma população de aproximadamente 640 mil habitantes (entre Taubaté e cidades vizinhas). Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 772 3633.



Investimento
Cerca de R$ 23 milhões ao longo de cinco anos.


O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação.
Vereadores prestigiam inauguração do Poupatempo

Os vereadores de Taubaté participaram da cerimônia de inauguração do Poupatempo, realizada no início da tarde desta segunda-feira, 11. O presidente da Câmara, Henrique Nunes (PV), os vereadores Alexandre Villela (PMDB), Chico Saad (PMDB), Luizinho da Farmácia (PR), Maria Teresa Paolicchi (PSC), Pollyana Gama (PPS) e Rodrigo Luis Silva “Digão”(PSDB), prestigiaram o evento.
O governador José Serra (PSDB) e o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, fizeram a abertura oficial da unidade. “Com esta unidade, queremos dar mais agilidade no atendimento à população. Vamos atender, em média, três mil pessoas por dia, num total de 60 mil atendimentos por mês”, estimou o governador.
Henrique Nunes destacou a necessidade do serviço na cidade de Taubaté. “Assim como grande parte da população de Taubaté, já precisei utilizar o trabalho do Poupatempo mais próximo, em São José, duas vezes. Agora vai ser mais fácil para toda a população. O serviço é muito eficiente”, afirmou o presidente da Câmara.
O deputado estadual Pe. Afonso Lobato (PV) também participou da solenidade, que contou com a presença de outros parlamentares. “O Poupatempo é uma conquista para nossa cidade, para a população, a quem cabe, agora, o papel de avaliar o trabalho”, garantiu Pe. Afonso.
O Poupatempo, que oferece cerca de 50 serviços, fica na avenida dos Bandeirantes, 808, no Jardim Maria Augusta, dentro do hipermercado Shibata. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Vereadora Graça aponta melhorias para loteamento Jardim Hípica Pinheiro

A vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) apresentou à Prefeitura diversas solicitações de melhorias para o loteamento Jardim Hípica Pinheiro, localizada na estrada do Barreiro.
Uma das solicitações é que a Prefeitura entre em contato com os Correios, para entrega das correspondências no loteamento, visto que as ruas possuem nomes e CEP. A vereadora pediu iluminação na entrada do loteamento e redutores de velocidade na estrada do Barreiro, próximo ao acesso.
Graça sugeriu alças de acesso à avenida principal, visto que a atual é distante das entradas das ruas e muitos motoristas fazem o trajeto pela contra mão; limpeza do canteiro central na rua principal do loteamento, que está cheio de mato, dificultando a visibilidade do motorista, assim como a limpeza dos terrenos baldios na rua Gioconda Monteiro Valério.
Luizinho da Farmácia indica limpeza em bairros de Taubaté

O vereador Luizinho da Farmácia (PR) pediu à Prefeitura de Taubaté a limpeza do canteiro central da avenida José Vicente de Barros, iniciando na Vila São Geraldo até o término do Parque São Luiz.
Segundo ele, o mato no canteiro está alto, impedindo que as pessoas possam atravessar e contribuindo para o aparecimento de animais peçonhentos como aranhas e ratos, que invadem as residências.
Luizinho solicitou ainda a limpeza de um terreno localizado na rua Kenzo Kajita, no Parque Mauá, ao lado do número136, alegando os mesmos motivos.
Pollyana pede agilidade no pagamento das férias dos professores

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) mais uma vez enviou ofício ao prefeito de Taubaté, pedindo agilidade no pagamento das férias dos servidores da rede municipal de ensino. A primeira solicitação feita pela vereadora foi para que as férias fossem pagas juntamente com o salário do mês de dezembro de 2009.
Contudo, devido ao impacto que ocasionaria na folha de pagamento da Prefeitura, foi informado à vereadora que o pagamento das férias seria feito no mês de janeiro.
Pollyana que o prefeito informa qual a data correta em que os benefícios serão pagos. Ela informa aos professores e servidores da rede que na última quinta-feira foram elaborados os cálculos financeiros do montante destinado ao pagamento das férias, sendo estes números encaminhados para o Departamento de Finanças para análise e agendamento. A vereadora continua acompanhando caso.
Mário Ortiz acredita que necessidades de São Luiz superam as de obras em Taubaté

O vereador Mário Ortiz (DEM) visitou com sua assessoria a cidade de São Luiz do Paraitinga na quinta-feira, 7, para avaliar os estragos feitos pela chuva e compreender qual a real necessidade da cidade coirmã.
Mário Ortiz, que retornou de seu recesso para visitar a cidade e rever seus amigos atingidos pela catástrofe, ficou perplexo com o que chamou de “cena de guerra”.
Para o vereador, é fundamental o apoio das cidades vizinhas, não só na ajuda com donativos, mas também com força tarefa voluntária. As prefeituras, segundo ele, podem ajudar mais se cederem, mesmo que por poucos dias, seus efetivos de obras.
Mário completa o raciocínio, dizendo que é preciso perceber que a necessidade desse povo é muitas vezes superior as necessidades de obras em Taubaté e, por isso, São Luiz deveria ser a prioridade.
Sua assessória garantiu fazer solicitações à Prefeitura de Taubaté para que isso aconteça, e o vereador tem se empenhado em solicitar a seus próximos e a seus eleitores que compreendam a importância de ajudar.
O vereador enfatizou que o grande problema da cidade ainda está para acontecer, pois as famílias não perderam apenas bens materiais, mas sim toda estrutura de sustentação. Para ele, a cidade precisará passar por reformas estruturais, que levam tempo. “Os estragos afetaram o sistema produtivo de comércio e turismo, o que causará muito desemprego e recessão”, disse ele.
No seu site pessoal, Mário Ortiz relacionou materiais, alimentos e medicamentos que podem ser doados:
Limpeza e Higiene - botas e luvas de borracha, máscara descartável, rodos, vassouras e baldes; sabão em pedra, sabão em pó, detergente, desinfetante, água sanitária e álcool; fraldas, absorventes e papel higiênico; copos e pratos descartáveis e marmitex de alumínio.
Alimentos - arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, café e leite em pó ou longa vida, água, chá, biscoitos de água e sal ou maisena, óleo, enlatados, molhos e temperos prontos.
Medicamentos e primeiros socorros - antisséptico (como merthiolate), soro fisiológico, pomada cicatrizante (como nebacetim); gases, esparadrapo, algodão, luva de procedimento descartável, xarope, analgésico, antitérmico e floratil.
Como ajudar
Mário Ortiz pede que os donativos sejam protocolados em seu nome na Câmara de Taubaté. Voluntários para serviços podem deixar seu nome no gabinete do vereador para inscrição na Defesa Civil ou pelo telefone 3625-9509.
SABESP APOIA INICIATIVA CULTURAL EM BENEFÍCIO DOS MORADORES DA CIDADE DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA


A Sabesp apoia a iniciativa da companhia teatral Luva de Pelica, que apresentará no teatro Metrópole, em Taubaté, no sábado (16), uma sessão especial da peça Deu a louca nas bruxas, da qual toda a renda apurada será revertida na aquisição de itens a serem doados em benefício das pessoas que tiveram suas casas atingidas pelo transbordamento do rio Paraitinga, em São Luiz.
"Sabemos que ainda é pouco, mas foi uma forma que o grupo encontrou de usar a sua arte em benefício aos luizenses, que são muito queridos por todos", disse Wladimir Pereira, diretor da companhia. De acordo com Wladimir, o teatro possui 565 lugares, e se todos os ingressos forem vendidos, será possível apurar um total a ser revertido para compra de remédios, alimentos e demais necessidades.
No elenco da peça estão Bruno Bonafé, Jonathan Borges, Mayara Galli, Jéssica Morais, Bibi Bueno, Carlos Galahad, Cláudio Viana, Geraldo Alves, Jefferson de Oliveira, Maísa Ferraz, Flávio Andrade, Aurimar Miranda e Paulo Stevan Ciriaco. Direção de Cláudio Viana. Produção de Aurimar Miranda. Dois dos integrantes da companhia são luizenses: Aurimar Miranda, que é produtor teatral, ator e figura ímpar do carnaval luizense e Bruno Bonafé, que é ator.
A peça "Deu a Louca nas Bruxas" recebeu Prêmio Destaque "Melhor Ator coadjuvante" (Jonathan Borges) e Melhor Figurino (Aurimar Miranda), no Mapa Cultural Paulista 2009-2010, na Fase Municipal.
SERVIÇO: A apresentação especial, a preço único de R$ 10, acontece a partir das 16h e a peça é recomendada a todas as idades. O teatro Metrópole fica na rua Duque de Caxias, 312, centro de Taubaté, e outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (12) 3624-5915 (Teatro Metrópole), 3622-7163 (Aurimar) e 9112-8256 (Wladimir).
Prefeitura de Taubaté monta posto de arrecadação para ajudar os
moradores de São Luiz do Paraitinga

O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté e a Defesa Civil do município estão com um posto de arrecadação, desde o dia 4 de janeiro, para receber doações destinadas às vítimas da enchente em São Luiz do Paraitinga.
Os interessados em doar alimentos, água, qualquer tipo de medicamentos, cobertores, colchões, material de higiene pessoal, roupas, roupas de cama, toalhas, mobílias, etc, podem entregar as doações na Quadra Coberta Municipal no bairro Jardim Maria Augusta, localizada a Rua Expedicionário José Ferreira de Almeida, s/nº, nas margens da Via Dutra próximo ao Hipermercado Shibata.
Peixoto confirma mais uma etapa da Copa São Paulo de Futebol Júnior em Taubaté
O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, confirmou que a cidade sediará mais uma etapa da Copa São Paulo de Futebol Junior. Segundo Peixoto, a próxima fase da competição será disputada no dia 13 de janeiro (quarta-feira). A definição dos times que disputarão esta fase em Taubaté depende dos resultados da Copa São Paulo deste final de semana. Para Peixoto, a decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de realizar mais uma etapa da Copinha em Taubaté “comprova que nossa cidade está à altura dessa competição, que é a mais importante da categoria no Brasil e está sendo muito prestigiada pelos nossos torcedores”.
SOS SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Comerciário: entre na luta e ajude a população de São Luiz do Paraitinga

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Taubaté, desde o início da tragédia da qual foi alvo o município de São Luiz do Paraitinga, vem colaborando para amenizar o sofrimento de sua população. Por decisão do presidente da entidade, Carlos Dionísio de Morais, está sendo feito recolhimento de doações, que são encaminhadas diretamente aos principais postos de arrecadação.
“Optamos por não abrir mais um posto de arrecadação e sim enviarmos nossas colaborações para os postos já existentes e que estão prestando um excelente serviço, demonstrando o alto espírito de civismo e solidariedade de nossa gente”, diz o presidente Carlos Dionísio. O sindicato mobilizou funcionários e diretores da sua sede em Taubaté e das subsedes de Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Ubatuba. “Não poderíamos deixar de ajudar nossos irmãos luizenses”, diz ele, acrescentando ainda que São Luiz do Paraitinga faz parte da base territorial do sindicato.

DOAÇÕES

Através do seu site, o sindicato faz um apelo especial à sua categoria profissional: “Comerciário, ajude a população de São Luiz do Paraitinga que está desabrigada devido às fortes chuvas. Doe os artigos de maior necessidade – alimentos não perecíveis, remédios, leite em pó, colchões, roupas de cama, água potável, velas, lanternas, produtos de limpeza e higiene pessoal.

Onde e como fazer doações em Taubaté:
* Polícia Civil de Taubaté - doações devem feitas durante todo o dia. Os telefones para informações são 147 para quem está na cidade ou 3633-4544. Quem não puder ir até o local pode ligar para o celular do plantão: (12) 8119-5612. Plantão da delegacia da JK - Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 260.

*Sesi de Taubaté - de segunda à sexta as doações podem ser feitas até às 20h30. O Sesi fica na Avenida Voluntário Benedito Sérgio - 710 - na Estiva. Telefone 3633-4699.

* Câmara Municipal de Taubaté - Avenida Prof. Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo), 208.

* Rua Marquês de Rabicó, 33 – Gurilândia.
* José Dantas, 266 - Parque Aeroporto - rua da igreja.

* Monsenhor Miguel Martins, 361 - Vila Marli.

* Padre Faria Fialho, 315 - Jd Maria Augusta, próximo ao sindicato.

* Batalhão da Polícia Militar - Avenida Independência.

* Paróquia São Vicente de Paulo - Rua Armando de Moura, 150, bairro Três Marias.

* DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) - Largo da Santa Luzia, 25, bairro Santa Luzia. Telefone (12) 3633-2099. Falar com Erick.

* Taubaté Shopping - Av. Charles Schneider, 1700 - das 10h às 22h na portaria A ou na recepção.

* Taubaté Country Club - Rua Conselheiro Moreira de Barros 126 - Centro - Taubaté - 3625-3333. As doações podem ser feitas diariamente até as 23 horas.

Pindamonhagaba

* Departamento de Serviços Municipais de Pindamonhangaba - à rua Monteiro de Godoy, no bairro do Crispim - em horário de expediente. Informações pelo telefone (12) 3643-1084.

OAB - 52ª sub-secção da Ordem dos Advogados do Brasil.
Transporte Coletivo Viva Pinda.
Departamento de Trânsito da Prefeitura.
Rotary Club de Pindamonhangaba.
Viva Pinda - Praça Central Barão Homem de Melo em frente à escola Dr. Alfredo Pujol.
Galeria Barão.
Supermercados da cidade também contam com postos de arrecadação:

Pão de Açúcar - Alto Cardoso
Semar - Alto Cardoso
Semar - Santana
Excelcior - Centro
Paratodos - Centro
Duque - Parque São Domingos
Souza - Araretama
Walter Vale - Araretama
Cláudia - Moreira César

Tremembé

*Associação Comercial de Tremembé - Rua Sete de Setembro, 202 - sala 3, no centro.

Doações em conta corrente

Foram abertas duas contas para doações em dinheiro para ajudar os desabrigados:

* Banco do Brasil - ag. Taubaté 0076-0 c/c 202020-3
* Caixa Federal - ag. Taubaté Mazzaropi 2898 tipo de depósito 006 c/c 12-2
Henrique Nunes promulga lei da coleta seletiva de lixo

O presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes (PV), promulgou a Lei Complementar nº 208, que regulamenta a coleta seletiva de lixo em Taubaté. O projeto foi aprovado em novembro e vetado pelo chefe do Poder Executivo, sob o argumento de que o acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos “serão definidos pelos órgãos estaduais competentes”.
A lei foi publicada no dia 6 de janeiro. Nos próximos seis meses, a fiscalização será exclusivamente educativa e esclarecedora, ou seja, não serão aplicadas multas para quem não cumprir as normas.
A lei determina procedimentos para o acondicionamento e apresentação do lixo ordinário domiciliar e especial (produzidos por restaurantes, lanchonetes e em eventos públicos, entre outros) visando a coleta seletiva.
Entre as determinações está a especificação do tipo de recipiente a ser utilizado no acondicionamento dos resíduos. A separação do lixo domiciliar também será normatizada e deverá ser feita em lixo orgânico (como restos de comida e papel higiênico) e lixo seco(materiais recicláveis como metais e vidro). Órgãos públicos, escolas, estabelecimentos comerciais e condomínios deverão implantar sistemas internos de separação de lixo para coleta seletiva.
Autor do projeto, o vereador Henrique Nunes frisou que a lei tem como princípio “a participação direta da comunidade no desenvolvimento auto-sustentável da política de saúde pública consistente na destinação do lixo por ela produzido”.
A íntegra da lei está disponível no site www.camarataubate.sp.gov.br, no Boletim Legislativo nº 548, de 6 de janeiro de 2010.
Pollyana cobra recape e reforma de campo no Cidade de Deus

Depois de apresentar requerimentos pedindo o recapeamento asfáltico para as ruas do bairro Cidade de Deus e a reforma no campo de futebol da Sociedade Esportiva Baronesa, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) foi informada pela Prefeitura de Taubaté que as obras já estão incluídas no cronograma de trabalho do Departamento de Obras.
No pedido de recapeamento, Pollyana incluiu ainda várias ruas do Jardim Paulista: José Bonifácio Moreira, Irineu Garcia Martins dos Santos e a avenida Luiz Gonzaga de Moura. Já no bairro Cidade de Deus, a prioridade deve ser para as ruas Embaixador José Carlos de Macedo Soares, 5 de Dezembro, Idalina Pereira Batista, Eulla Kennedy, José Leandro dos Santos, Julio Tofulli, Expedicionário Bento de Moura, Cônego Antonio Moreira da Costa, Luiz dos Santos, José de Moura Resende e avenidas Itambé e Dom Pedro I.
No que se refere à reforma do campo de futebol, a vereadora atendeu um pedido do grupo Ação Voluntária do bairro, para que fosse feita a reforma geral do gramado, troca do alambrado e pintura.
Ainda de acordo com ofício da Prefeitura, a reforma no campo de futebol deve acontecer conforme as disponibilidades, já o recape, será todo completado até o próximo ano, seguindo cronograma estabelecido.
“O próximo passo é junto com a comunidade local, acompanhando, fiscalizando o cumprimento das obras”, finalizou Pollyana.
Mário Ortiz investiga licitação de transporte coletivo em Taubaté

O vereador Mário Ortiz (DEM) solicitou à Prefeitura de Taubaté Requer cópia das principais peças que compõem a licitação para a prestação dos serviços de transporte público no município, datado de 2008.
O objetivo é estudar a regularidade do aumento da tarifa de ônibus para R$ 2,40 em 15 de novembro. O contrato com a empresa ABC Transportes foi assinado em 19 de maio deste ano e, na avaliação do vereador, a empresa não poderia ter efetivado o reajuste nos primeiros 12 meses do contrato.
Entre os documentos solicitados por Mário, incluem-se a cópia do edital de licitação e anexos, da ata de abertura dos envelopes e das propostas das empresas e do contrato formalizado com a empresa vencedora.
Vanone cobra normalização no atendimento do Pamo da Vila Velha II

O vereador Orestes Vanone (PSDB) solicitou à Prefeitura de Taubaté a normalização do atendimento médico no Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) da Vila Velha II.
Ele foi procurado por moradores do bairro, que reclamam da falta de atendimento médico no Pamo devido a problemas na estrutura do prédio. A dificuldade aumenta pelo fato de a Vila Velha II ser afastada, o que dificulta o acesso a postos de bairros vizinhos;
A interdição do Pamo, segundo o vereador, foi confirmada pelo Departamento de Obras Públicas.
Luizinho da Farmácia reivindica funcionamento de Pamo da Cidade Jardim

O vereador Luizinho da Farmácia (PR) cobrou da Prefeitura informações sobre o fechamento do Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) localizado na rua Manoel Humia Duran, no bairro Cidade Jardim.
Desde o final de novembro de 2009, após o vendaval que atingiu parte da cidade, o Pamo foi fechado e até hoje não reabriu. “Esse fechamento trouxe grandes transtornos aos pacientes, principalmente às pessoas idosas, que possuem problemas de locomoção e têm que se locomover até o Pamo do bairro Independência”, afirmou o vereador.
Luizinho ainda questionou a veracidade da informação de que o posto seria fechado definitivamente. O requerimento solicitando as informações foi enviado tanto ao prefeito Roberto Peixoto quanto ao diretor de Saúde, Pedro Henrique Silveira.
Prefeito Peixoto confirma entrega do Poupatempo de Taubaté no próximo dia 11 de janeiro
Evento deve contar com as presenças do governador José Serra e do secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo


O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, confirmou que a unidade do Poupatempo de Taubaté entrará em funcionamento na próxima segunda-feira, 11 de janeiro. A entrega oficial da unidade acontece às 12h30, e deve contar com as presenças do governador de São Paulo, José Serra, e do secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo.
O Poupatempo de Taubaté funcionará nas dependências do Supermercado Shibata, na Avenida Bandeirantes, próximo à Rodoviária Nova de Taubaté. A unidade oferecerá cerca de 50 serviços para a população, entre os quais o acesso gratuito à internet (pelo Acessa São Paulo), emissão de RG e Carteira de Trabalho e renovação de CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
A estimativa é que sejam feitos cerca de 2.700 atendimentos diários e mais de 59 mil por mês. Para a implantação da unidade serão investidos R$ 23 milhões ao longo de cinco anos.
No entendimento de Peixoto, a instalação do Poupatempo “é uma conquista de toda a cidade”. “A entrega da unidade é resultado do esforço conjunto de vários segmentos”, frisou o prefeito.
Escola de Samba Vai Quem Quer apresenta atividades visando o Carnaval Taubateano de 2010

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Vai Quem Quer, está ultimando os preparativos visando sua participação no grupo especial do carnaval taubateano de 2010.
Segundo o presidente da escola de samba, Antonio Jorge Filho, a diretoria definiu as atividades a serem realizadas neste mês de janeiro: entre os dias 08, 09, 15,16 e 22, das 19 às 22 horas, ensaio com a bateria na sede do Independência Esporte Clube; dia 17/01 – almoço de carnaval com início às 12 horas, no Clube de Campo Abaeté, sócios com anuidade de 2010 em dia não pagam, convidados e crianças maiores de 12 anos, pagam R$ 30,00.
Ainda de acordo com a diretoria da escola de samba Vai Quem Quer, no dia 29/01, acontece a viagem para a Banda de Ipanema na cidade do Rio de Janeiro, informações poderão ser obtidas com Bene (9781-8585) e Beto(9782-4857).
Normalização abastecimento de água em São Luiz Paraitinga

O abastecimento de água interrompido após as fortes chuvas de sexta-feira (1º), foi retomados em São Luiz do Paraitinga, na manhã da quinta-feira (7), para cerca de 80% do município.
O abastecimento foi retomado no centro histórico, sendo que nos locais atingidos pelo transbordamento do rio Paraitinga estão sendo vistoriados para se verificar se há vazamentos, rompimentos de cavaletes ou outros problemas na tubulação.
Nas áreas localizadas na parte alta da cidade, a menos afetada pelas enchentes, os moradores já contam com o abastecimento de água.
Estrutura de apoio - O bairro Santa Terezinha, que é mais afastado, que foi abastecido por meio de carro tanque nos dias anteriores, hoje (7) já conta com a distribuição normalizada.
Ao todo, seis caminhões tanque estão circulando pela cidade e levando água aos moradores que ainda não tiveram o serviço normalizado.
A Sabesp também colocou à disposição do município uma retroescavadeira, que auxilia nos trabalhos de remoção de entulhos.
Equipes permanecem no município auxiliando na normalização do abastecimento de água.
Copos de água - A companhia também destinou copos de água para moradores e voluntários que trabalham na recuperação da cidade. Foram montados dois pontos de distribuição de água envasada: um junto ao Comando Central de Operações da Defesa Civil e outro na praça central da cidade.
Contas de água das áreas atingidas - Além disso, segundo anunciado pelo governador José Serra, no dia 6, a Sabesp também vai isentar a população do pagamento de tarifas durante um período de 60 dias e para aqueles que tiveram seus imóveis afetados, será concedida tarifa social por seis meses. Com isso, o domicílio que pagaria tarifa mínima (R$ 24,56 de água e esgoto por mês) passará a pagar a tarifa social de R$ 8,32.
Chico Saad promove campanha para ajudar vítimas das enchentes

O vereador Chico Saad (PMDB) está mobilizando a população de Taubaté para ajudar as vítimas da enchente que atingiu São Luiz do Paraitinga. Ele coordena a campanha SOS São Luiz, que arrecada donativos na Associação Clube Jovem de Taubaté, das 8h às 19h.
Chico Saad enumera as principais necessidades da população da cidade vizinha no momento. “O que é mais necessário agora são materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho e principalmente botijão de gás de cozinha.”
Além de ajuda material, o vereador pede a colaboração de voluntários para o trabalho de organização das doações. “É preciso enviar produtos de forma organizada. As roupas, por exemplo, são separadas em caixa por modelo. É muito trabalho.”
O parlamentar ressalta a colaboração de empresas da região na corrente de solidariedade. Destaca o exemplo do grupo Mogimpex, que colocou à disposição carros e caminhões para transporte das doações. Além da empresa, o Sindicato dos Bancários e a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté estão envolvidos na campanha.
A iniciativa da campanha nasceu assim que Saad acompanhou as primeiras notícias da enchente. “Decidi agir na sexta-feira, assim que vi as primeiras notícias. No fim de semana mobilizei amigos, procurei a Associação, que logo abriu suas portas para nós e na segunda-feira (4) a arrecadação já começava”, conta o vereador.
Para Chico Saad, ajudar a população luizense neste momento é uma forma de retribuir o carinho que ele recebeu durante os 18 anos que morou na cidade. “Tenho muito carinho pelo povo luizense. Meus filhos cresceram naquela cidade e foi lá que minha vida política começou”, emociona-se.
Em São Luiz, Saad foi vereador entre 1983 e 1988, atuou como presidente da Câmara e da Comissão Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, além de agente federal do Ministério da Agricultura. Foi professor de matemática, física e química. Recebeu o título de cidadania em 3 de abril de 2000.
Obras em prédio invadido do Crea se iniciarão em fevereiro

O vereador Prof. Jeferson Campos (PV), por meio de sua assessoria, se reuniu no dia 6 com a direção regional do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) para tratar das providências que serão adotadas no antigo prédio do Conselho, localizado na avenida Santa Luiza de Marillac.
O local se encontra desativado e invadido, sendo utilizado como albergue clandestino, ponto de venda de drogas e prostituição, fato que está causando medo e preocupação aos moradores, que temem pela falta de segurança.
O diretor regional do Crea, Rolando Rodrigues, afirmou que entre os dias 11 e 15 de janeiro será publicado o edital para a licitação da obra do prédio e que levará cerca de 30 dias até a assinatura do contrato da empresa vencedora. Disse também que até o final de fevereiro se iniciarão as obras e que desde o primeiro dia terão vigias no local.
Segundo Jeferson o funcionamento do Crea no prédio da avenida Santa Luiza de Marillac seria ótimo para a população, pois cessariam as atividades ilícitas no local, “melhorando e muito a segurança e qualidade de vida dos moradores”.
Henrique Nunes solicita bolsas de estudo para universitários de São Luiz do Paraitinga

O presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes (PV), encaminhou nesta terça-feira, 5, um ofício à reitora da Universidade de Taubaté, propondo a concessão de bolsas de estudo aos alunos regularmente matriculados no ano 2010, residentes na vizinha cidade de São Luiz do Paraitinga e que tenham sofrido prejuízos com as enchentes.
Independente da situação dos universitários luizenses, o vereador sugere um “tratamento diferenciado” no tocante ao pagamento de mensalidades e de taxas cobradas pela instituição.
“Considerando a fatídica enchente que praticamente destruiu boa parte daquele município, muitos desses alunos tiveram suas casas ou comércios totalmente destruídos. Para conseguirem se reestruturar, deverão ter um gasto extra, comprometendo assim algumas obrigações anteriormente assumidos, tais como mensalidades escolares, financiamentos, entre outros”, justificou.
Prefeitura de Taubaté realiza apresentação no Teatro Metrópole em prol de São Luiz do Paraitinga

Dentro das ações determinadas pelo prefeito Roberto Peixoto em prol das vítimas da enchente ocorrida no vizinho município de São Luiz do Paraitinga, o Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, realiza no próximo dia 16 de janeiro, às 16 horas, no Teatro Metrópole, a apresentação da peça infantil “Deu a Louca nas Bruxas”, da Companhia Teatral Luva de Pelica, com toda renda de bilheteria revertida será entregue para a Prefeitura de São Luiz.
Reaberto oficialmente no último dia 05 de dezembro, pelo prefeito Peixoto, o Teatro Metrópole, vem recebendo uma programação diversificada de eventos voltados para a comunidade taubateana e da região.
Os ingressos para a peça “Deu a Louca nas Bruxas” já se encontram à venda no Teatro Metrópole, ao preço de R$ 10,00 (dez reais), e poderão ser adquiridos na rua Duque de Caxias, 312, centro de Taubaté. Informações também pelo telefone: (12) 3624-5915.
A Prefeitura de Taubaté através do Fundo Social de Solidariedade e Defesa Civil, mantém um posto de arrecadação de medicamentos, cobertores, colchões, material de higiene pessoal, roupas de cama, toalhas, mobília, na Quadra Coberta Municipal do bairro Jardim Maria Augusta, localizada a rua Expedicionário José Ferreira de Almeida, s/n nas margens da via Dutra, próximo ao Hipermercado Shibata.
O posto de arrecadação está recebendo a doação da comunidade taubateana, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones: 199 (Defesa Civil) e 3635-5061.
Henrique Nunes fala sobre papel das cidades da região na reconstrução de São Luiz

O presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes (PV), destacou a importância do apoio das cidades do Vale do Paraíba na reconstrução de São Luiz do Paraitinga. A cidade teve parte de seu patrimônio da região central destruído pela pior enchente da história, nos primeiros dias deste ano.
O vereador, que instituiu uma comissão de funcionários da Câmara para coordenar a arrecadação de doações, falou sobre a visita que realizou na segunda-feira (4) à cidade e da mobilização de lideranças da região. “Encontrei com prefeitos da região, que também foram levar solidariedade e oferecer ajuda à administração local. Esse apoio, em primeiro momento, está sendo fundamental para a cidade e a população”.
Henrique Nunes destacou o trabalho das equipes de rafting no resgate das vítimas que ficaram ilhadas em suas casas devido ao alto nível que a água da chuva atingiu, principalmente no centro histórico.
O vereador ressaltou o envolvimento do senador Eduardo Suplicy (PT) na causa de São Luiz do Paraitinga. O senador, o prefeito de Santo Antonio do Pinhal, José Augusto, e o presidente da Câmara de Taubaté foram entrevistados no dia 5 no programa “Antonio Leite Livre’, da TV Band Vale.
“A ajuda das cidades vizinhas é essencial em primeiro momento, mas, em segundo momento é fundamental o envolvimento de autoridades como o senador, o deputado Pe. Afonso Lobato (PV), que poderão intervir junto a autoridades e instituições federais para a arrecadação de recursos financeiros”, explicou Henrique Nunes.
Eduardo Suplicy veio ao Vale do Paraíba para visitar São Luiz do Paraitinga e outras cidades atingidas pelas enchentes, e verificar que tipo de apoio poderá oferecer. “Meu objetivo é analisar, junto ao governo federal, como será a atuação para reconstrução do extraordinário patrimônio de São Luiz do Paraitginga e também das famílias que perderam seus bens.”
O senador citou o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Integração Regional e Ministério das Cidades como instituições junto às quais pode recorrer para captação de recursos.
Henrique Nunes enfatizou a necessidade de, num segundo momento, os luizenses, sem a interferência de outros munícipes, reunirem-se no sentido de discutir a melhor opção para a reconstrução da cidade, pois somente eles sabem o que será melhor para o futuro de São Luiz.
Vereadora Pollyana sugere cooperação entre cidades para iniciar ano letivo

Em visita a São Luiz do Paraitinga, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) sugeriu à prefeita Ana Lúcia Bilard que um convênio fosse estabelecido com o município de Taubaté para cessão de espaço em escolas e creches, de forma que crianças e professores não percam o início do ano letivo.
O convênio, segundo Pollyana, poderia ser feito entre as cidades ou até mesmo pelo governo estadual. A medida incluiria o fornecimento de transporte para os alunos e a utilização de prédios ociosos em Taubaté. “As creches estão sendo utilizadas como abrigos, e a escola praticamente foi destruída”, relatou a vereadora, que visitou a cidade na companhia da esposa do general-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli Júnior, Maria Helena.
A visita, segundo a vereadora, teve como objetivo “prestar ajuda efetiva” para o município, atingido pelas chuvas no início do ano. “Ontem (5), a gente viu que a cidade já recebeu água potável em abundância, assim como alimentos e roupas. Mas ainda faltam produtos limpeza e de higienização, material para curativo e principalmente luvas, rodos e vassouras.”
Quanto à necessidade de profissionais, Pollyana informou que acompanhou, no dia 5, uma equipe de assistentes sociais destacada pela Cáritas Diocesana de Taubaté, além de auxiliares de enfermagem cedidos pelo Hospital Universitário.
A vereadora destacou o trabalho de cadastramento dos desabrigados e ressaltou a ajuda prestada na distribuição de kits de limpeza, água e alimentação para os bairros mais afastados, com apoio do Exército e do Cavex (Comando de Aviação do Exército).
“Diante daquela realidade, ficamos mudos. Depois, vem aquele sentimento do que pode ser feito para ajudar, e a gente começa a agir. Mas é bom ver que há muita solidariedade, e muita gente está ajudando a reconstruir a cidade”, falou.
Comissão Organizadora do Carnaval de Taubaté abre inscrições para vendedores ambulantes e anuncia empresa patrocinadora oficial do evento

A Comissão Organizadora do Carnaval de Taubaté abriu, na última quarta-feira, 6 de janeiro, as inscrições para os vendedores ambulantes interessados em trabalhar durante os quatro dias de desfile das escolas de samba. Para este ano uma novidade: só será permitida a comercialização de bebidas fornecidas pela empresa patrocinadora oficial do Carnaval 2010, definida por processo licitatório, que é a Cervejaria Petrópolis, detentora das marcas Itaipava e Crystal.
Para o prefeito Roberto Peixoto, a definição de uma empresa patrocinadora fortalece ainda mais o Carnaval de Taubaté. “Estamos buscando a profissionalização das escolas de samba da cidade e a conquista de uma empresa patrocinadora proporciona um grande passo nesse sentido”, completou Peixoto.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro, das 14h às 17h, na sede do Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (DMATUC), na Rodoviária Nova de Taubaté.
Para a inscrição devem ser apresentadas cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Não será cobrada taxa de inscrição. As credenciais serão entregues no dia 11 de fevereiro, às 19h30, na Avenida da Alegria do Povo Taubateano, palco dos desfiles do carnaval de Taubaté.
A abertura oficial do Carnaval de Taubaté acontece no sábado, 13 de fevereiro, às 20 horas, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Roberto Peixoto à Corte de Momo.
Abertas as inscrições para o 4o Concurso de Marchinhas de Quiririm

Foram abertas na última quarta-feira, 6 de janeiro, as inscrições para o 4o Concurso de Marchinhas de Quiririm. O evento é promovido pela Prefeitura de Taubaté, com a coordenação da Comissão Organizadora do Carnaval 2010. As composições poderão ser inscritas até o dia 29 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (DMATUC), na Rodoviária Nova de Taubaté, onde deve ser retirado o edital com o regulamento do concurso.
Para este ano serão concedidos R$ 4.500,00 em prêmios para os três primeiros colocados, sendo R$ 2.000,00 para o 1o lugar, R$ 1.500,00 para o 2o lugar e R$ 1.000,0 para o terceiro lugar, além de troféus. As dez marchinhas selecionadas para a final serão gravadas ao vivo em CD.
Serão selecionadas 20 marchinhas para a fase eliminatória, que acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro. Apenas dez passarão para final, marcada para 7 de fevereiro. As apresentações serão realizadas sempre a partir das 20 horas, no Palco de Eventos de Quiririm. As inscrições para o 4o Concurso de Marchinhas de Quiririm são gratuitas.
Prefeito Peixoto nomeia a comissão organizadora do Carnaval 2010

O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, oficializou, na última terça-feira, 5 de janeiro, a composição da Comissão Organizadora do Carnaval 2010, que será presidida pelo jornalista Glauber Victor. De acordo com a portaria nº 01, as funções serão exercidas sem remuneração.
Ainda compõem a comissão a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Turismo de Taubaté, Cíntia Manfredini (vice-presidente), Maria Lúcia Paiva (coordenadora operacional) e José Ferreira Dias (coordenador técnico). Também foram indicados como membros da comissão André Luiz Oya Mariotto, Beatriz Nicoliello, Célia Maria da Rocha Gonçalves, Isabel Cristina Ribeiro Freire, José Alberto Diaz de Jesus, José Carlos Mendonça, Luiz Gustavo Barbosa Lima e Silvana Fátima da Rocha Azevedo.
Peixoto vistoria trabalhos na área rural


O prefeito Roberto Peixoto vistoriou a zona rural de Taubaté na tarde da última terça-feira, 5 de janeiro, e acompanhou os trabalhos de desobstrução das vias devido às quedas de barreira e outros danos causados pelas chuvas intensas dos últimos dias.
As equipes da Prefeitura trabalharam até os limites do município, como no bairro Pouso Frio, divisa com Pindamonhangaba. No local havia grande volume de terra sobre o asfalto e foi necessário o emprego de máquina carregadeira e homens com motosserras para retirada de troncos de árvores da via.
Já na estrada das Caieiras, o prefeito verificou o exato momento da liberação da via, com o uso de máquina carregadeira, caminhão e homens.
O prefeito Peixoto, na oportunidade, também esteve acompanhando de perto as ações nos seguintes bairros: Itaim, Monjolinho, São João do Macuco, Sete Voltas, Sobradinho, Pedra Grande, Mangalot, Registro, Santa Luzia Rural, Pinhal, Rocinha, entre outros, que apresentavam boas situações de acesso.
“Estamos atentos com relação às condições das vias da área rural de nossa cidade e este trabalho técnico que realizamos tem como objetivo agilizar e liberar todos os acessos que porventura possam apresentar problemas devidos às fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias em toda região do Vale do Paraíba”, abordou o prefeito Roberto Peixoto.
Graça diz que Ipiranga necessita de serviços de correio, iluminação, telefone público...

A vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) indicou à Prefeitura de Taubaté a instalação de uma agência de correios e de um telefone público, no bairro Ipiranga. De acordo com ela, é um pedido dos moradores do local.
Para o mesmo bairro, Graça solicitou que a Prefeitura determine ao departamento competente que construa um poço artesiano, na região da capela Bom Jesus do Ipiranga. Segundo a vereadora, a capela não conta com abastecimento de água “e conta com ajuda dos moradores para encher a caixa de água”.
Ela pediu, também, iluminação e alambrado no campo de futebol. Pois a “escuridão, além de não proporcionar a prática de esporte no período noturno, ainda causa apreensão nas pessoas que ali frequentam”.
Digão se preocupa com moradores da Chácara Silvestre

Preocupado com crianças e jovens do município, o vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) solicitou diversas melhorias para o bairro Chácara Silvestre.
Digão considerou que o bairro tem um grande número de pessoas nesta faixa etária que são atendidos pela rede municipal de ensino e, por isso, é necessária a implantação do ensino fundamental na Escola Municipal Profª Celina Monteiro de Castro. Os munícipes solicitam que a escola passe a atender também os alunos de 5ª a 8ª séries, pois estes tem que se deslocar até à escol do Sítio Santo Antônio.
“A Administração Municipal deve estar comprometida com o ensino de nossas crianças e jovens, procurando atendê-los em suas maiores necessidades e assim, visar um maior comprometimento dos alunos com o ensino”, destacou Digão.
O vereador também reconheceu as necessidades de lazer deste público, sugerindo a instalação de uma área de lazer com quadra e play ground no bairro. Digão não esqueceu de abordar a necessidade de recapeamento doas ruas da Chácara Silvestre com CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).
Segundo ele, em 2008 a Prefeitura utilizou o mesmo material para recapear diversas vias públicas da cidade e em todas essas vias a qualidade do serviço é excelente. “As comunidades elogiam muito a administração pública pelos serviços executados. Como o asfalto das ruas do bairro estão danificadas, acredito que o CBUQ seja a melhor opção.”
Prefeitura e EC Taubaté arrecadam produtos para vítimas da enchente de São Luiz do Paraitinga durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Com prévia autorização da Federação Paulista de Futebol, a Prefeitura de Taubaté e a diretoria do Burro da Central promoverão a arrecadação de produtos para serem doados às vítimas da enchente do município de São Luiz do Paraitinga durante as duas próximas rodadas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os próximos jogos da Copa São Paulo, em Taubaté, acontecem nesta quarta-feira, 6, e no próximo sábado, 9, a partir das 14 horas. A iniciativa da arrecadação foi tomada em conjunto pelo prefeito Roberto Peixoto e o presidente do EC Taubaté, Ary Kara José. Apesar de a doação não ser obrigatória, tanto Peixoto quanto o presidente do Taubaté acreditam que o apoio dos torcedores será muito grande. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, entre outros.
Vanone cobra providências para moradores do conjunto Tancredo Neves

Procurado por antigos moradores da rua José Cassiano de Freitas, localizado no conjunto Tancredo Neves, o vereador Orestes Vanone (PSDB) solicitou à Prefeitura de Taubaté informações sobre a análise de solo junto à Cetesb e ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para conclusão de laudo técnico.
O objetivo é estabelecer uma previsão para início da construção das casas destinadas aos moradores que estão abrigados em imóveis locados pela municipalidade. “Os moradores estão apreensivos, pois o contrato de locação está prestes a encerrar”, alertou o vereador.
Em outro requerimento, Vanone pediu explicações sobre o início das obras de canalização do córrego paralelo à avenida Cinderela, no bairro Gurilândia. A erosão do córrego no fundo das residências está preocupando os moradores, como relatou o vereador. “Após a chuva ocorrida no dia 10 de fevereiro de 2009, as primeiras 30 casas daquela avenida foram alagadas, com perda total de móveis e alimentos.”
Outra providência cobrada por Vanone é a vistoria e correção no córrego do Judeu, que está com as margens desmoronando e com rachaduras próximas à cabeceira da ponte, na avenida Antônio Garcia da Cunha, Jardim Santa Catarina.
Vereadora Maria Teresa indica melhorias para Jardim dos Pássaros

A vereadora e assistente social Maria Teresa Paolicchi (PSC) solicitou melhorias para bairros de Taubaté, como a construção de um centro comunitário no residencial Jardim dos Pássaros, localizado no Piracangaguá.
Moradores do residencial reclamam ainda a instalação de um parque infantil, campo de futebol e urbanização das áreas do loteamento, com plantio de árvores e construção de um quiosque.
Outra reivindicação é a revisão dos horários das linhas de ônibus que atendem a região, assim como melhorias na iluminação pública.
Em outro requerimento, Maria Teresa sugeriu a reforma e adequação do local utilizado para o acendimento de velas junto ao cruzeiro em frente ao Convento Santa Clara, de modo a conter o vazamento de parafina das velas. “A parafina escorre pela calçada, deixando o local escorregadio e perigoso para os pedestres”, considerou a vereadora.
Ela ainda questionou a Prefeitura sobre a instalação de kit “fim do odor” em bocas-de-lobo localizadas no Parque São Luiz e Parque Santo Antônio, reivindicação dos moradores para conter os problemas relacionados ao mau cheiro exalado nas proximidades das residências e pontos comerciais.
Pollyana questiona viabilidade de implantação de conforto térmico em escolas municipais

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) solicitou à Prefeitura de Taubaté a análise de viabilidade de implantação de projeto de conforto térmico nas escolas da rede municipal de ensino.
Segundo Pollyana, um munícipe relatou sobre uma técnica desenvolvida por um engenheiro civil do laboratório de engenharia biomecânica da Universidade de Campinas, acerca da reutilização de embalagens de caixa de leite como subcoberturas de telhados, na forma de mantas a promoverem o conforto térmico.
Ela destacou os benefícios da técnica: “Contribui diretamente com o meio ambiente, pois reaproveita as embalagens e contribui também com a vida do ser humano, sendo possível reduzir a temperatura ambiente em 15%.”
Henrique Nunes sugere um “exército” para ajudar São Luiz do Paraitinga

Após editar um ato nomeando uma comissão de funcionários com o objetivo de receber donativos para desabrigados de São Luiz do Paraitinga, o presidente da Câmara de Taubaté, Henrique Nunes (PV), visitou a cidade na segunda-feira, 4, para ver de perto a situação de calamidade.
O vereador manteve contato com os prefeitos de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), e de Pindamonhangaba, João Ribeiro (PPS), ocasião em que conversaram sobre ajuda que os municípios vizinhos podem dar à população desabrigada.
Henrique Nunes foi levar ao povo luizense a solidariedade dos taubateanos e fez um apelo para que toda a região faça parte de um “exército” para ajudar num primeiro momento às vítimas da enchente com produtos básicos de alimentação, higiene pessoal, vestuário etc., além do apoio de cidades vizinhas com o envio de máquinas e equipamentos.
O vereador disse que num segundo momento, a população de São Luiz deve debater para encontrar o melhor caminho visando à reconstrução do centro histórico, pois uma das principais atividades do município era o turismo cultural.
O presidente da Câmara também manteve contato com o gerente regional da Sabesp, Claudio Katayama, que se mostrou otimista em resolver o fornecimento de água ainda hoje, pelo menos para a parte alta da cidade.
Câmara de Taubaté arrecada donativos para desabrigados de São Luiz do Paraitinga

Por meio do Ato nº 01/2010, o presidente da Câmara Municipal de Taubaté, vereador Henrique Nunes (PV), constituiu uma comissão de servidores para coordenar a arrecadação de alimentos e materiais de limpeza, para ajudar a população da cidade de São Luiz do Paraitinga.
Compõem a comissão os servidores Edson de Oliveira, Luís Henrique Maduro da Silva, Maria Dione Rosa, Maurício dos Santos e Rosinei Leite Sales.
Os servidores foram orientados anotar as doações dos munícipes de Taubaté. Duas vezes ao dia os veículos da Câmara levarão os donativos ao 5º BPM (Batalhão da Polícia Militar), um dos postos de arrecadação na cidade.
Segundo Henrique Nunes, a Câmara estuda outras medidas para ajudar a população desabrigada da vizinha cidade.
Todas as doações serão bem-vindas, especialmente alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal, água, botijão de gás, vela, lanterna, roupas de cama e vestuário em geral.
Graça sugere convênio com Sebrae para curso profissionalizante

A vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) solicitou informações ao prefeito sobre a possibilidade de firmar um convênio com Sebrae, para implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo nas escolas municipais.
Segundo Graça, o programa tem a meta de formar crianças e jovens criativos, críticos, aptos a desenvolver ideias e projetos e, principalmente motivados a buscar a auto realização.
“Este processo está focado no desenvolvimento de habilidades e competências que permitam que o aluno construa a própria viabilidade dentro do sistema produtivo, o programa desenvolve no aluno a visão de mundo e perspectiva de futuro”, disse.
Graça explicou que numa primeira fase consultores do Sebrae/SP capacitam professores, que atuam como multiplicadores das noções de empreendedorismo para os alunos, inserindo a matéria entre as demais disciplinas do currículo escolar.
Alexandre Villela propõe melhorias na iluminação de bairros

O vereador Alexandre Villela (PMDB) solicitou à Prefeitura de Taubaté que, em conjunto com a Bandeirante Energia, instale braços com luminárias nos postes existentes em ruas do bairro Portal da Mantiqueira.
Pedido semelhante foi feito para a rua Ambrosina Afro Crozariol Dias, localizada no Cecap IV. Os postes e a fiação estão instalados, segundo relatou, faltando somente os braços com luminárias.
O vereador solicitou ainda iluminação na avenida Manoel Antonio de Carvalho, entre os bairros Jardim Ana Rosa e Parque Urupês. Segundo Alexandre, os moradores realizaram um abaixo-assinado pedindo a melhoria.
Para o bairro São José, o vereador pediu a colocação de poste de luz na rua Padre Timóteo Correa de Toledo. De acordo com ele, a escuridão estava sendo utilizada como refúgio de drogados que também atrapalhavam o trânsito no caminho de uma escola próxima.
Outra sugestão atende ao pedido de moradores do bairro Esplanada Santa Terezinha, que pedem iluminação na quadra que fica na rua Luiz Claudio de Oliveira.
Mário Ortiz sugere melhorias para Taubaté

O vereador Mário Ortiz (DEM) solicitou à Prefeitura de Taubaté o término das obras do canteiro central na avenida Dom Pedro I, entre o Mercatau e o cruzamento com a avenida Itambé, promovendo o alargamento da via.
Na rotatória de cruzamento da avenida Dom Pedro com o início da avenida Professora Escolástica Maria de Jesus tem início o canteiro central, cuja largura vai aumentando até atingir o cruzamento com a avenida Itambé. Com o estreitamento da via, os veículos sobem nas guias ou são obrigados a dar ré.
O reparo, feito em novembro, não resolveu o problema, pois os caminhões não conseguem realizar a curva em um só movimento, e as guias serão novamente quebradas, como alertou o vereador.
Outra sugestão do vereador é a adequação de alguns pontos de ônibus na praça Dom Epaminondas que, ao invés de assento, possuem apenas canos horizontais, nos quais os usuários do transporte coletivo se acomodam de forma inadequada.
Mário Ortiz solicitou informações sobre causas e providências que serão tomadas quanto ao afundamento ocorrido na avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, no final do mês de novembro, e pediu o fechamento de uma viela de ligação entre as ruas Lourenço Righetti e Mãe Preta, no Jardim Baronesa, em atendimento a um abaixo-assinado de munícipes preocupados com o uso de drogas no local a noite.