sábado, 9 de maio de 2009

Peixoto amplia atendimento na educação infantil


Contando com 75 unidades na área de educação infantil e 26 na área de berçário, Taubaté se prepara para elevar ainda mais o atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. Segundo dados do Departamento de Educação, hoje, a rede municipal de educação infantil conta com 11.592 crianças matriculadas, sendo 9.063 na rede pública e 2.529 na rede privada.
Com a atual administração, a Prefeitura realizou reformas e ampliações em 17 creches municipais, localizadas em bairros como Alto de São Pedro, Bonfim, Parque Piratininga e São Gonçalo. Além disso, estão previstas as construções de diversas unidades educacionais, em bairros como Parque Três Marias, Chácaras Flórida, Gurilândia, Santa Tereza e Marlene Miranda, entre outras.
Como destaque, o prefeito Roberto Peixoto ainda aponta a construção do SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), que já foi iniciada. O complexo educacional, que abrigará creche com berçário, será localizado no entroncamento das avenidas Amador Bueno da Veiga com a Benedito Elias de Souza, próximo a bairros como Jardim Ana Rosa, Jaraguá e Vila São Geraldo, numa área de 130 mil metros quadrados.
O diretor do Departamento de Educação, José Benedito Prado, destaca que, efetivamente, “é dever e obrigação do Poder Público a oferta de vagas para creches”. Entretanto, salienta que “a matrícula é opcional, depende dos pais”. Conforme os dados do departamento, em Taubaté existe uma lista de espera de 830 crianças para berçário I e II e de cerca de 200 crianças para Maternal I e II.
Segundo Prado, os dados estatísticos “demonstram o quanto o município investiu em educação infantil e a cada ano aumenta o número de vagas”. Porém, o diretor frisa que, em Taubaté, o atendimento à educação infantil não se resume “a construções de prédios e ampliação de vagas, mas, também, na oferta de toda a infra-estrutura necessária ao seu perfeito funcionamento e garantia de qualidade de ensino”.

Nenhum comentário: