quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Peixoto destaca crescimento da estrutura do Carnaval de Taubaté

Para o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, o Carnaval 2010 na cidade confirmará o crescimento da estrutura do evento que, segundo ele, “passou de uma festa popular para uma competição organizada”. Neste ano, a abertura oficial do Carnaval acontece na noite do dia 13 de fevereiro (sábado), mas uma série de atividades pré-carnavalescas já está programada, como a Escolha da Corte de Momo, o Baile do Projeto Ametra Carnaval e o 4o Festival de Marchinhas de Quiririm.
A respeito das especulações sobre a realização do Carnaval de São Luiz do Paraitinga em Taubaté, Peixoto disse que a cidade “sente-se honrada”, mas esclareceu que “estamos e estaremos ajudando nossos irmãos de São Luíz de todas as maneiras possíveis, porém, entendemos que o sucesso desta brilhante festa está na raiz de sua gente, de sua alegria, de seu contexto que sempre inspirou os compositores luizenses”.
Ressaltando que Taubaté está com sua programação fechada “com a tradição e o profissionalismo que o Carnaval da cidade ganhou”, Peixoto disse acreditar que, brevemente, o carnaval luizense será reestruturado para ”trazer de volta toda a beleza de suas marchinhas tradicionais”.
O Carnaval de Taubaté será aberto oficialmente no sábado, 13 de fevereiro, às 20h30, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Roberto Peixoto à Corte de Momo. Na seqüência, às 21 horas, haverá o desfile do Projeto AMETRA Carnaval, com a participação da cantora Maria Alcina.
A partir das 23h20 as agremiações que disputam o grupo de acesso entram na Avenida da Alegria do Povo Taubateano na seguinte ordem: Acadêmicos do Bonfim, Unidos do Jaraflor, Acadêmicos da Santa Fé, Império e Boêmios do Morro e Baroneza.
Já no domingo, a primeira agremiação a entrar na passarela do samba, a partir das 21h, é o Vai-Quem-Quer, seguido de Acadêmicos do Chafariz, Boêmios da Estiva, Mocidade Alegre e, fechando a noite, Unidos do Parque Aeroporto.
Na segunda-feira, às 15h, acontece a apuração do Carnaval 2010, com a definição dos títulos de campeã dos grupos de acesso e especial e qual escola será rebaixada para o grupo de acesso. Ainda na segunda-feira, a partir das 21h desfilam os blocos carnavalescos de Taubaté, seguidos de outras atrações.
Na terça-feira, fechando os Festejos de Momo no município, acontece, a partir das 21h, a apresentação da AMETRA, que recebe o troféu de participação. Em seguida desfilam as campeãs dos grupos de acesso e especial.
Também de domingo a terça-feira, a Prefeitura de Taubaté realizará na Avenida da Alegria do Povo Taubateano as tradicionais matinês destinadas ao público infantil e seus familiares. As matinês foram implantadas no ano de 2005 por iniciativa do prefeito Peixoto, com ampla participação e aprovação da população taubateana.
O Carnaval de Taubaté contará ainda com o desfile do Bloco da AMI, no dia 12 de fevereiro (6a feira), às 20 horas. Já o distrito de Quiririm terá uma ampla programação entre os dias 13 e 16 de fevereiro, com matinês a partir das 15 horas e apresentação de bandas a partir das 20 horas, sempre na Praça de Eventos.

Nenhum comentário: