quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vereadores e prefeito reavaliam orçamento de 2010

Em reunião com os vereadores na Câmara de Taubaté na terça-feira, 11, o prefeito Roberto Peixoto (PMDB) e o diretor de Finanças da Prefeitura, João Carlos Barbosa da Silveira, acordaram em discutir um novo orçamento para 2010.
O encontro foi definido como uma “reunião política e técnica” pelo presidente do Legislativo, vereador Henrique Nunes (PV), visto que os parlamentares reconheceram a inviabilidade do projeto aprovado pelo plenário em 18 de dezembro.
“O orçamento foi votado politicamente, foi um modo de engessá-lo. Houve um número de emendas maior do que o normal e um remanejamento menor do que o normal. Isso acabou engessando e impossibilitando tecnicamente a Prefeitura de trabalhar”, disse Henrique.
Segundo o vereador, a Câmara “agiu politicamente por conta da falta de diálogo político” entre os poderes, mas Roberto Peixoto sinalizou a abertura de acordos. “Espero que seja a primeira de muitas reuniões para contemplar o vereador. Com o compromisso do prefeito, o vereador pode atender a demanda que tem em seu bairro ou na sociedade, isso é importante, pois o vereador é a ressonância da cidade.”
Todos os parlamentares apresentaram emendas ao projeto orçamentário. O diretor de Finanças avaliou que existem “inconsistências” no modo como as emendas foram apresentadas, sem discutir o mérito delas. “O prefeito quis abrir um diálogo para demonstrar que precisamos trabalhar juntos para corrigir esses problemas e discutirmos pontualmente as emendas. São detalhes perfeitamente corrigíveis, mas procuramos abrir esse diálogo, que foi muito bom”, ressaltou João Carlos.
Para o prefeito, a preocupação é votar a nova peça orçamentária com brevidade. Por enquanto, a Prefeitura, a Câmara, a Unitau e suas fundações vão trabalhar com 1/12 do orçamento de 2009, como prevê o Decreto n° 12.086, publicado na terça-feira, 12.
“Deveremos ter outra reunião nesta semana (na quinta-feira, 13), mais técnica, na qual o Departamento de Finanças vai demonstrar aos vereadores como essas emendas poderiam ser apresentadas. Acredito que teremos que fazer um projeto novo, é a única forma que vejo de aprovar, mas tem que ser rápido, porque temos o carnaval, o torneio Renato Braga e outros projetos. Vamos resolver essa situação até o final de janeiro”, avaliou Roberto Peixoto.
Durante a reunião, o prefeito ouviu sugestões dos vereadores Alexandre Villela (PMDB), Luizinho da Farmácia (PR), Maria Teresa Paolicchi (PSC), Pollyana Gama (PPS), Orestes Vanone e Rodrigo Luis Silva “Digão”, do PSDB, além de assessores dos vereadores Jeferson Campos (PV), Maria das Graças Oliveira (PSB) e Mário Ortiz (DEM).

Nenhum comentário: